Prefeitura de Fátima do Sul – MS
Vagas: Ver Edital
Cargos: Vários Cargos
Escolaridade: Fundamental / Médio / Técnico / Superior
Inscrições até: 11/04/2025
📄 Editais e Retificações
# Edital do Processo Seletivo N.° 002/2025 - Prefeitura Municipal de Fátima do Sul/MS
Este edital dispõe sobre o Processo Seletivo Simplificado para o
provimento de vagas temporárias de excepcional interesse público, em
regime de contratação por tempo determinado.
## 1. Disposições Preliminares
* O Processo Seletivo é para o provimento de vagas
enunciadas nas Leis Complementares n.° 099/2019, n.º 124/2024, Leis
Municipais n.º 8.745/1993, n.º 1.111/2013, n.º 1.242/2013, e suas
alterações.
* CR (cadastro reserva) se refere aos contratados classificados fora das vagas estabelecidas para cada cargo.
* A instituição responsável pela realização do Processo Seletivo é o INSTITUTO DOM ([www.institutodom.com](http://www.institutodom.com)).
* O Edital possui Anexos com informações sobre: Quadro geral de vagas, conteúdo programático, quadro de provas e fórmulas de pontuação, atribuições dos cargos, formulários de declaração e modelo de atestado médico.
* O prazo de validade do Processo Seletivo é de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais 1 (um) ano.
## 2. Fases do Processo Seletivo
* **PROVA OBJETIVA:** eliminatória e classificatória, para todos os cargos
* **PROVA PRÁTICA:** eliminatória e classificatória, para os cargos de Agente de Manutenção Predial, Agente de Serviços Funerários e Agente Operacional Especializado
* **PROVA VEICULAR:** eliminatória e classificatória, para os cargos de Operador de Máquinas e Equipamentos
* **TESTE DE APTIDÃO FÍSICA:** eliminatório, para os cargos de Agente de Manutenção Urbana e Auxiliar de Serviços Operacionais
## 3. Cronograma e Inscrições
* O acompanhamento das publicações é de inteira
responsabilidade do candidato nos sites
[www.institutodom.com](http://www.institutodom.com) e/ou
[https://fatimadosul.ms.gov.br](https://fatimadosul.ms.gov.br).
* **Período de inscrição:** 12 março até 2 de abril de 2025
* **Local de inscrição:** [www.institutodom.com](http://www.institutodom.com)
* **Taxas de Inscrição:**
* NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO E INCOMPLETO: R$50,00
* A inscrição será aceita exclusivamente via internet.
* O candidato poderá se inscrever para mais de um cargo do mesmo nível de escolaridade e/ou de nível de escolaridade diferente, desde que as provas não sejam no mesmo dia e horário.
## 4. Isenção da Taxa de Inscrição
* Poderá solicitar isenção o candidato que:
* Pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
* Seja doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
* A isenção deverá ser solicitada no período do Cronograma de atividades, com envio de documentação comprobatória.
## 5. Inclusões Sociais
* Há reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), com percentual de 5% das vagas destinadas a cada cargo.
* O candidato concorre tanto na condição de ampla concorrência quanto PcD.
* A opção pela participação neste certame por meio da reserva de vagas é facultativa.
* Não consta expressamente neste Edital a cota de reserva de vagas para PcD em todos os cargos, em razão de ser oferecido quantitativo inferior a proporção de 5% de vagas.
## 6. Atendimentos Diferenciados
* Será concedido atendimento diferenciado apenas ao candidato que o solicitar.
* O atendimento diferenciado não é compulsório para candidatos inscritos como PcD.
* Atendimento diferenciado será oferecido para candidatos com deficiência, lactantes, gestantes e sabatistas.
* A solicitação de atendimento especial, em qualquer caso, será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.
## 7. Fases do Certame
* O candidato somente poderá realizar as provas em data,
local e horário definidos no Cartão de identificação ou em Edital de
Convocação específico.
* O horário e o local da realização das fases do certame serão disponibilizados em até 5 (cinco) dias antes da data de cada fase, no endereço eletrônico [www.institutodom.com](http://www.institutodom.com)
* É preciso comparecer ao local com 60 minutos de antecedência, com documento de identificação com foto e caneta esferográfica (tinta preta ou azul).
## 8. Da Prova Objetiva
* A prova objetiva, de caráter eliminatório e
classificatório, será composta de 15 (quinze) questões para todos os
cargos.
* A prova será do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas.
* A duração da Prova objetiva será de 2:00 (duas horas) para todos os cargos, com exceção para os candidatos com deficiência que houverem solicitado tempo adicional.
## 9. Da Prova Prática
* A Prova Prática será para os cargos de Agente de
Manutenção Predial, Agente de Serviços Funerários e Agente Operacional
Especializado.
* A Prova Prática será regida por Edital de Convocação publicado no site [www.institutodom.com](http://www.institutodom.com).
* Somente farão esta prova os 10 (dez) primeiros aprovados na ampla concorrência e todos os aprovados na condição de pessoa com deficiência na prova objetiva.
## 10. Da Prova Veicular
* A Prova Veicular será para os cargos de Operador de Máquinas e Equipamentos.
* A Prova Veicular será regida por Edital de Convocação publicado no site [www.institutodom.com](http://www.institutodom.com).
* Somente farão esta prova os 10 (dez) primeiros aprovados na ampla concorrência e todos os aprovados na condição de pessoa com deficiência na prova objetiva.
* Para submeter-se à prova veicular de Operador de Máquinas e Equipamentos o candidato deverá apresentar ao examinador a Carteira Nacional de Habilitação (física ou digital) exigida para o cargo.
## 11. Do Teste de Aptidão Física
* O Teste de Aptidão Física (TAF) será para os cargos de
Agente de Manutenção Urbana e Auxiliar de Serviços Operacionais.
* O TAF será regido por Edital de Convocação publicado no site [www.institutodom.com](http://www.institutodom.com).
* Somente farão esta prova os 20 (vinte) primeiros aprovados na ampla concorrência e todos os aprovados na condição de pessoa com deficiência na prova objetiva.
* Para realizar o TAF, o candidato deverá apresentar Atestado Médico que certifique especificamente estar APTO para realizar esforço físico exigido pelo TAF.
## 12. Da Classificação
* A classificação será feita em ordem decrescente do número de pontos obtidos pelos candidatos.
* Ocorrendo empate, o desempate beneficiará, sucessivamente:
* O candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos;
* O candidato que obtiver maior nota na prova de Língua Portuguesa;
* O candidato que obtiver maior nota na prova de Matemática;
* O candidato que obtiver maior nota na prova de Conhecimentos gerais;
* O candidato que obtiver maior nota na prova prática e veicular;
* O candidato de mais idade.
## 13. Dos Atos Administrativos
* Todas as publicações atenderão ao princípio da publicidade.
* Será publicado, no Diário Oficial do Município: Extrato de abertura do certame, Lista de Classificatória Final do certame e Decretos de homologação.
* O INSTITUTO DOM publicará no site eletrônico: [www.institutodom.com](http://www.institutodom.com) todos os atos pertinentes ao certame.
* Os recursos a contra gabarito preliminar e resultados preliminares será de um dia útil após a divulgação do gabarito e resultados preliminares.
## 14. Do Provimento da Vaga
* O candidato com deficiência após a contratação, deverá:
Submeter-se a perícia médica credenciada pela Administração Municipal;
Averiguar se existe a compatibilidade de deficiência do candidato com
as atividades inerentes às Atribuições do cargo para o qual concorre.